  From: Coutinho - Yahoo
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Wednesday, January 28, 2009 10:18 PM
  Subject: Re: [delphi-br] Condenacao Daruma

  É Walter...
  Eu assinei um documento em que ele listava as tecnologias que não
  poderia usar, entre componentes, ferramentas de terceiros que eles
  possuíam, um questionário que tinha de responder, e demonstrava que eu
  conhecia ou não esse ou aquele assunto.
  Lembram do QR-Design: Eu não conhecia, conheci lá... mas se quisesse,
  não poderia usar por um tempo... pois no documento estava listado, e na
  pergunta que respondi, o fiz dizendo que não havia usado os componentes,
  assim como o Flash filer... entre outras coisas...
  Então, eu, sabedor disso, evitei usar o que por um "aborto da
  casualidade" pudesse me complicar...
  Existiam outras alternativas, das quais lancei mão...

  Eles tinham uns componentes legais de pesquisa no banco e edição, junto
  com lookupCombobox... uma idéia genial... que eles usam nos sistemas
  deles. e outros componentes que eles mesmos desenvolveram lá... e nunca
  usei fora de lá...

  Claro, que seu eu entrasse numa outra empresa, que já possuísse e usasse
  o QR-Design, por exemplo, isso não consistiria em quebra de contrato...
  por razões óbvias... Falo dos meus próprios programas...

  Até mesmo porquê eu acho que sempre tem uma maneira de vc fazer a coisa
  de forma certa!...

  Quanto a evolução normal e aprimoramento do código ninguém pode aferir
  se foi aqui ou ali...

  A questão da jurisprudência, é complicado, e vc tem razão quando coloca
  seu ponto de vista... mas aí, volta a questão da ética.
  No nosso país esse é um ponto extremamente elástico... Haja vista a
  posição atual do partido que mais bateu nos outros enquanto era oposição
  e hoje, na situação, lança mão dos mesmos artifícios e meandros das
  brechas da lei para se locupletar.

  Só um parênteses... O que é que os PTistas diriam do governo FHC se eles
  dessem asilo político a um criminoso? Bateriam até o FHC colocar a
  língua prá fora... E no entanto hoje... Tá o Italiano aí para se
  beneficiar...

  Então meu caro, temos muito ainda o que discutir, e argumentar, tanto
  para que nossos colegas de profissão usem da mesma lisura para com a à
  propriedade intelectual alheia quanto esperam daqueles que usam o que
  por eles foi desenvolvido!

  Um abraço,

  Emanuel Coutinho
  Salvador-Ba-Brasil