É Walter...
Eu assinei um documento em que ele listava as tecnologias que não
poderia usar, entre componentes, ferramentas de terceiros que eles
possuíam, um questionário que tinha de responder, e demonstrava que eu
conhecia ou não esse ou aquele assunto.
Lembram do QR-Design: Eu não conhecia, conheci lá... mas se quisesse,
não poderia usar por um tempo... pois no documento estava listado, e na
pergunta que respondi, o fiz dizendo que não havia usado os componentes,
assim como o Flash filer... entre outras coisas...
Então, eu, sabedor disso, evitei usar o que por um "aborto da
casualidade" pudesse me complicar...
Existiam outras alternativas, das quais lancei mão...

Eles tinham uns componentes legais de pesquisa no banco e edição, junto
com lookupCombobox... uma idéia genial... que eles usam nos sistemas
deles. e outros componentes que eles mesmos desenvolveram lá... e nunca
usei fora de lá...

Claro, que seu eu entrasse numa outra empresa, que já possuísse e usasse
o QR-Design, por exemplo, isso não consistiria em quebra de contrato...
por razões óbvias... Falo dos meus próprios programas...

Até mesmo porquê eu acho que sempre tem uma maneira de vc fazer a coisa
de forma certa!...

Quanto a evolução normal e aprimoramento do código ninguém pode aferir
se foi aqui ou ali...

A questão da jurisprudência, é complicado, e vc tem razão quando coloca
seu ponto de vista... mas aí, volta a questão da ética.
No nosso país esse é um ponto extremamente elástico... Haja vista a
posição atual do partido que mais bateu nos outros enquanto era oposição
e hoje, na situação, lança mão dos mesmos artifícios e meandros das
brechas da lei para se locupletar.

Só um parênteses... O que é que os PTistas diriam do governo FHC se eles
dessem asilo político a um criminoso? Bateriam até o FHC colocar a
língua prá fora... E no entanto hoje... Tá o Italiano aí para se
beneficiar...

Então meu caro, temos muito ainda o que discutir, e argumentar, tanto
para que nossos colegas de profissão usem da mesma lisura para com a  à
propriedade intelectual  alheia quanto esperam daqueles que usam o que
por eles foi desenvolvido!

Um abraço,

Emanuel Coutinho
Salvador-Ba-Brasil