Claro que temos o direito de reclamar so acho que temos que reclamar no lugar
certo e com as pessoas certas. Não adianta vir um cidadão aqui e ficar malhando
o Delphi como se ele ou a Embarcadero tivessem mais defeitos do que qualidade.

Se o seu software é livre 100% de erros parabens!!! Mas eu não conheço software
sem bugs. Se voce comercializa seu software, e um cliente antigo seu que nao
compra de vc a muito tempo reclama de erros, o que vc faz? depende da sua
politica, quantos de nos nao falamos pro cara comprar um versao recente, pagar
manutencao, ou coisa do tipo? Quem aqui gosta de trabalhar de graça?

Eu crio um software versao 1 e so por que eu vendi bastante sou obrigado a
manter aquela versao sem evoluir e sem ganhar dinheiro com isso? A Embarcadero
assim como nossas empresas é comercial e precisa do dinheiro, e se o o dinheiro
esta nas novas versões onde sera que esta o foco?

Continuo crendo que o elefante branco que muito pintam aqui não existe, e se ao
inves de chorar e espernear trabalhassemos mais, creio que teriamos retorno
mais imediato.

Não sei com relação aos outors, mas minha licença de Delphi se paga sempre
sozinha. Um bom projeto, um bom desenvolvedor, um bom negocio e o Delphi são
formulas certas de sucesso.

Eu também reclamo dos erros, mas faço direto no quality central e pelo suporte
ao desenvolvedor registrado, area existente para tdos os usuários dentro do
member services da Embarcadero, sempre sou atendido de forma satisfatória.

Eu não espero que todos os erros do Delphi sejam corrigidos, mas que o Delphi
continue tendo a qualidade e excelencia que vem sido evidenciada para que eu
continue tendo sucesso como profissional que o utiliza. Não conheço nenhumm
erro tão critico que me sejam empecilho de uso do Delphi ou que prejudique meu
produto final desenvolvido com ele.

E acho muito normal que erros sejam corrigidos em novas versões do software e
eu como usuário mantenho minhas manutenções e atualizações para que este
continue evoluindo.

E por isso que existe manutenção e upgrades, para beneficiar os usuários Delphi
e proporcionar que haja um diferencial de preço na evolução de uma versão para
outra e a compatibilidade entre o codigo fonte é mantida.

Venho evoluindo minhas aplicações desde o Delphi 5, passei pelo 7, 2006, 2007,
2009 e 2010 sem problemas e me beneficiando muito a cada nova versão. E nada
mais justo se me beneficio com isso, que eu pague por isso, pois ninguem
trabalha de graça e não ganha de graça.

Nao paguei 10 pilas, ate por que somente um Delphi architect novo custa mais ou
menos isso, mas pago minhas 3 e 5 pilas pelos upgrades de versao Enterprise e
Architect, e ainda vou pagar menos, pois estou vendo como adquirir o All-Access
e se faz sentido pra meu negocio e/ou fazer planos de manutenção que reduzirão
ainda mais meu custo de licenciamento anual.

Acho legal colocarmos os erros aqui na lista e proporcionarmos discussoes
saudaveis de melhorias ou mesmo de como executar um POG pra resolver um bug,
por que nao?

O que eu nao aguento mais e ter colega jogando contra o Delphi, se esta se
sentindo lesado, procure um advogado, procon ou reclame no lugar certo, mas
para de ficar falando besteiras que nao contribuem em nada com a melhoria do
mercado e da ferramenta que todos nos aqui usamos.

OBS: Agora tomei cuidado de nao falara nada sobre pirataria, ja que todos temos
licenças originais e estamos falando como usuários registrados requerindo seus
direitos não é mesmo?