On Jun  2, 2008, "Pablo Sánchez" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Aí é que vem a questão: você está discutindo ou explicando? Quer
> dizer, vc vai permitir que o pessoal que vai defender o Debian te
> convença do contrário, ou você simplesmente resolveu tripudiar o
> Debian porque lá no repositório deles, tem um Software Proprietário?

É um questionamento interessante.  Entrei na discussão quando vi faw
fazer afirmações que contradizem fatos públicos e notórios, ao mesmo
tempo em que perguntava informações a que eu tinha acesso.  Não vejo
como estar aberto a ser convencido de que os fatos públicos e notórios
sejam falsos; a idéia de ser flexível à revisão de fatos e à
re-escrita da história lembra-me 1984.

Não tenho dúvidas de que Debian tem a liberdade dos usuários entre
suas maiores prioridades, e que segue buscando um jeito de
compatibilizar as coisas.  Infelizmente, do jeito que as coisas andam
*hoje*, não tenho como apoiar algumas das atitudes tomadas, nem como
fazer de conta que está tudo bem, só porque uma página na Internet diz
que 4 dedos são 5 (ou vice-versa, a última vez que reli 1984 já faz
tempinho).

Se um dia Debian estiver de acordo com o que considero um mínimo
necessário para que o promova, terei prazer em fazê-lo.  Até lá, devo
continuar trabalhando, de uma forma ou de outra, para gerar incentivos
e motivação para que Debian (e tudo mais) atinja pelo menos esse
mínimo.

Meu objetivo não foi tripudiar, foi informar.  Foi não deixar que uma
opinião claramente parcial, afetada por paixões e fés, contraditória
com fatos que conheço, passe por verdade, sem apresentar os fatos,
além de minha opinião talvez igualmente parcial, afetada por paixões e
fés diferentes.

> Veja que a na distro oficial (ou seja, os ISOs), não tem lá estes
> softwares.

Isso pode significar que o non-free não é parte do main.  Mas o
projeto Debian afirma que não é parte da distro.  Ou do projeto.  Ou
dos dois.  Sei lá.  O faw, que entende melhor disso, não se pronuncia
a respeito.

> Então, fica a questão: se é ação da FSF, então talvez realmente o
> melhor seja discutir nas listas dela,

A discussão começou aqui, e a FSF não tem listas em português.  (Você
por acaso escreveu FSF pensando FSFLA?)

> Mas se for discussão, alguma conclusão tem que chegar,

Não creio que uma conclusão consensual seja necessária.  Serviria, no
máximo, para forçar um ou ambos os lados a comprometer suas crenças, a
fim de satisfazer ao interesse duvidoso de permitir que outras pessoas
sigam conclusões de terceiros ao invés de pensarem de maneira
independente, com apoio de fatos disponíveis e argumentos
apresentados.  Como já disse antes, prefiro que cada leitor
interessado tire suas próprias conclusões.

Não imagine que só vou descansar quando tiver convencido a todos; esse
objetivo não seria realista.  Vou descansar (ou, no caso, passar a me
cansar com outra coisa :-) quando me parecer que eu já tenha oferecido
informação suficiente para que as pessoas tirem suas conclusões.

> Não vejo o assunto como OFF, mas vejo que dependendo do
> encaminhamento da mesma, a discussão deve-se ser levada às listas da
> FSF e convidando membros da comunidade Debian para rebater os fatos
> pelos quais a FSF tripudiou o Debian.

Não tenho conhecimento de a FSF ter tripudiado o Debian.  O que foi
citado no início desta discussão foi que Debian não constava da lista
de distros recomendadas pelo projeto GNU (!= FSF, ainda que próximo).
Dado o link que explica elementos levados em conta pelo projeto para
avaliar se uma distro é livre (e portanto recomendável), as razões são
óbvias.  Não vejo intenção de perseguir o Debian nem qualquer outra
distro, apenas critérios de qualificação que Debian conhece faz tempo
mas aos quais elege não se enquadrar, às vezes tomando medidas verbais
para duplipensar que se enquadra.  Alegações e explicações podem até
justificar a realidade, mas não alteram os fatos.

FSFLA Board Member       ¡Sé Libre! => http://www.fsfla.org/