A respeito de [VotoEletronico] Re: PT protesta contra falta de autoria de urna
eletrônica,
em 27/09/2000, 05:01, Paulo Mora de Freitas escreveu:

PMdF>  Essa idéia do PT me parece interessante:

PMdF> "O PT sugeriu que o Comitê Interpartidário formado pelos partidos e
PMdF> coligações que disputam as eleições escolhesse, ao acaso, na véspera do
PMdF> pleito, algumas urnas em cada Estado para serem substituídas por outras
PMdF> e
PMdF> levadas a um local previamente determinado pela Justiça Eleitoral.

PMdF> Essas urnas ficariam sob a guarda da Polícia e da fiscalização
PMdF> partidária
PMdF> e, no dia seguinte, durante o horário de votação, receberiam votos de
PMdF> acordo com uma tabela pré-determinada. Após o encerramento da votação,
PMdF> essas urnas seriam apuradas para verificar se o programa nelas inserido
PMdF> não
PMdF> estaria provocando desvio de votos."

PMdF>  Se para cada urna se utilizar um disquete e se o mesmo for lacrado à
PMdF> mesma, poderíamos assegurar que o mesmo disquete seria utilizado para
PMdF> carregar uma urna backup no caso em que a urna fosse confiscada para
PMdF> verificação. Se as urnas confiscadas para verificação o fossem de
PMdF> maneira significativa do ponto de vista estatístico, creio que esse
PMdF> teste seria eficaz. Unico galho: em caso de problemas seria necessário
PMdF> anular as eleições, já que o sistema atual não permite recontagem manual
PMdF> dos votos. Mas antes isso do que nada, não?

PMdF>  Vantagens de tal abordagem:

PMdF>  - é possível de ser feito com as urnas atuais;
PMdF>  - é mais simples e mais barato do que integrar um impressora que exibe
PMdF> o voto impresso atrás de um vidro e depois o picota para cair no saco
PMdF> (possíveis falhas mecânicas, o pesadelo da informática...);

PMdF>  Por estas razões o TSE teria maiores dificuldades em contra argumentar,
PMdF> apesar de já ter negado ao PT. Donde meus caros amigos, por favor me
PMdF> iluminem: onde estaria a falha de tal teste?

A  falha?  Ora,  Paulo,  você ainda não percebeu? Este teste
poderia  mostrar que a urna está viciada! E isto, de maneira
alguma pode acontecer. A urna é segura por decreto e pronto.

Há uns tempos eu comungava do entendimento de todos, aqui na
lista, de que a urna é passível de fraude. Cada vez mais, em
função  das negativas do TSE, me convenço de que a urna ESTÁ
viciada. Eu não vou mais defender que ela pode ser fraudada.
Estou  afirmando  que  TEM  fraude  e  fico esperando que me
provem que não tem.

--
Grande abraço,

Roger Chadel
Chadel Quality Software
http://www.chadel.com.br

--------

Extraido de minha coleção de taglines:
Isso é coisa de viado. (Pedro Bial, sem saber que estava no ar, após uma reportagem
sobre um bailarino brasileiro)

 /"\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \