Viva!

Contribuo meus dois centavos à conversa, também.

> Aí, cabe tanto os matemáticos contemporâneos que nem sabem quais são os
> axiomas de ZFC, mas que os respeitam, porque vivem em (jogam) versões desse
> jogo, ainda que talvez nem saibam disso. E cabe também, em certo sentido, os
> matemáticos do passado que também jogavam versões desse jogo sem saber.

Talvez não possamos dizer, neste caso, que se tratam de versões do
_mesmo_ jogo?  Permanece aberta, por exemplo, a discussão sobre se os
antigos matemáticos hindus ou gregos faziam demonstrações por *indução
matemática*.  Parece-me bem difícil defender tal coisa.  E talvez seja
no mínimo anacrônico falar no uso, digamos, do *método da
diagonalização* antes do século XX...

> Que eu saiba, não há nada na geometria que não caiba na álgebra, no sentido
> de que não há nenhum resultado geométrico que não tenha contrapartida
> algébrica. Então, em um sentido matemático, de resultados, geometria é
> álgebra. Mas é claro que Euclides, ou os geômetras de régua e compasso não
> são algebristas e não estavam fazendo álgebra.

A comparação é interessante, já que há muitas alternativas às
construções com régua-e-compasso (mais fracas, como o uso exclusivo do
compasso), ou mais fortes, como o uso exclusivo de uma régua graduada,
ou o uso irrestrito de dobraduras de origami.  Também parece
importante apontar aqui que a geometria que se faz hoje (com o auxílio
da abordagem algébrica, e mais) transcende muito o que a turma do
Euclides podia fazer.  Este seria mais um caso em que não temos
exatamente o _mesmo_ jogo?  Outra situação similar estaria talvez no
contraste entre o silogismo aristotélico e a lógica contemporânea: em
que sentido seriam "versões do mesmo jogo"?

Joao Marcos

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_LgBRAkbusrV9%2B9PpgvfMqMk5kFijkhm%2Bk%3DY%2Be8brQemWA%40mail.gmail.com.

Responder a