Caros,

A mensagem do Cassiano eu preciso digerir mais, hehe,

Daniel, sua analogia com "geometria é álgebra" é pertinente sim,

E na verdade me lembrou do prefácio de um excelente livro de graduação de
Teoria dos Conjuntos, o do Enderton: se não me falha a memória, vai na seguinte
linha:

"Todo matemático, em geral, escolhe uma das seguintes alternativas:

A matemática está inteiramente internalizada na Teoria dos Conjuntos;

A matemática pode ser inteiramente internalizada na Teoria dos Conjuntos;

A matemática deve ser inteiramente internalizada na Teoria dos Conjuntos"

Apesar do que alguém poderia pensar, mesmo com o meu "matemática é ZFC", eu
tendo a pensar mais pela segunda alternativa, talvez nesse espírito de
"ambiente de trabalho".

(E como pintura do cachimbo, claro...)

Abraços

[]s Samuel

PS: Ah sim, isso de "geometria é álgebra"
tem a haver com a internalização da geometria dentro da álgebra, aí da mesma
forma a pessoa pode decidir entre "está", "pode ser", "deve ser"...